Novidades
Estudo de fase 3; baseado nos dados do GALAXY 1 (fase 2) publicados em 2015 (Ann Oncol), no qual a associação de Ganetespib com docetaxel em pacientes com adenocarcinoma de pulmão que falharam a primeira linha de tratamento, parece ter sido superior ao uso isolado de docetaxel (SG HR 0,84 e SLP 0,82), principalmente em pacientes com doença avançada há mais de 6 meses, e com valores elevados de LDH; desenvolvido para validar esses dados.
O GALAXY 2 randomizou pacientes com adenocarcinoma wild type (EGFR e ALK) para receber como segunda linha de tratamento Docetaxel 75mg/m2 a cada 21 dias, associado ou não a Ganetespib 150mg/m2 D1 D15 a cada 21 dias (inibidor de Hsp90 de segunda geração).
Ao contrário dos dados prévios, esse estudo foi negativo, e não demonstrou superioridade da associação de Ganetespib + Docetaxel em relação ao uso isolado de docetaxel, tanto na sobrevida global, como na sobrevida livre de progressão (SG HR 1,111, SLP HR 1,161), e nem mesmo quando avaliado o subgrupo com LDH elevado (SG HR 1,232, SLP HR 1,112).
Apesar dos resultados, a Hsp90 está envolvida em múltiplos processos de desregulação oncogênica.
Talvez o desenvolvimento adicional de inibidores de Hsp90 deva ser limitado a pacientes com mutações condutoras a serem identificadas.
Outras Notícias
CPO Comemora 20 Anos de Atividades
No dia 30 de novembro de 2016 o Centro de Pesquisa em Oncologia comemorou seus 20 Anos de atividades em Pesquisa Cl&iacu [...]
Atualizações no estadiamento Câncer de Pulmão
Dr. Ramon Rami-Porta MD, PhD, Barcelona, apresentou em Simpósio Presidencial as novidades na classificaç&a [...]