Área Médica

Área dedicada a divulgação de informações para a classe médica (divulgação de artigos científicos publicados, aprovações de medicações no Brasil, entre outros).

Será que seu paciente é elegível para participar de uma pesquisa clínica?

encaminhe seu paciente

Artigos

AURA 3

Aguardado estudo de fase 3 que avaliou uso de osimertinibe (inibidor de tirosina quinase anti-EGFR de terceira geração) em pacientes com mutação de EGFR T790M que apresentaram progressão neoplásica durante uso inibidor de tirosina quinase anti-EGFR em comparação com esquema de quimioterapia baseado em platina mais permetrexede. Os resultados confirmaram os dados prévios do estudo de fase 2, com aumento na sobrevida livre de progressão favorecendo uso de osimertinibe, SLP mediana de 10,1 vs 4,4 meses, com HR 0,3 (IC 0,23-0,41 p<0,001), e taxa de resposta significativamente maior neste grupo (71 vs 31%). Publicado em 6 de dezembro no NEJM

Estudo FALCON Fase 3

O estudo randomizou pacientes pós-menopáusicas com diagnóstico de câncer de mama metastático com receptores hormonais positivo para receber fulvestranto ou anastrazole como primeira linha de tratamento. A sobrevida livre de progressão foi estatisticamente superior no grupo que recebeu fulvestranto (diferença de 2,8meses) quando comparado ao anastrazol. Este estudo randomizou 462 pacientes virgem de tratamento hormonal prévio, e depois de um seguimento de 25 meses, a sobrevida livre de progressão foi de 16.6 meses no braço do fulvestranto e 13.8 meses no braço do anastrazol.